Manual de Instrução para Pessoas

reading-99243_960_720As vezes eu acho que as pessoas poderiam ter nascido com um manual de instruções. Acho que seria mais fácil se cada um soubesse o que precisaria aprender sobre si mesmo ou ensinar sobre si mesmo. Talvez os primeiros capítulos do manual fossem iguais para todo mundo com lições ensinando como criar relacionamentos saudáveis, como lidar com o sofrimento e a dor, como alcançar seus objetivos e como saber o que devemos ser quando crescer. Mas se o manual fosse individual, teríamos capítulos específicos sobre como lidar consigo mesmo e um anexo para quando nos sentíssemos sobrecarregados e perdidos.

Porém, na vida real não nascemos com manual de instruções. Pelo menos eu não vi nenhum caindo no parto dos meus dois filhos. (Risos) Também não viemos com nenhum cartão de garantia do produto com um 0800 em letras minúsculas para ligarmos quando nos sentirmos quebrados. Fico até imaginando a situação. Você precisa tomar uma decisão e liga no 0800 do seu cartão. Então, começa a ouvir aquela musiquinha de espera com uma mulher explicando, mais ou menos assim:

– “Você ligou para Fábrica de Humanos. Se quiser saber mais sobre como lidar com suas emoções, aperte o 1. Se quebrou algum osso, aperte o 2. Se estiver com dor nos rins, aperte o 3. (…)” E por aí vai… Até onde será que os números iriam?

Bem, saber que não viemos com um manual pode ser um pouco assustador. Mas há um livro que tem apresentado ser até melhor que um manual de instruções há séculos, com exemplos de pessoas iguais a nós, que nos ensina sobre dilemas e aflições iguais às nossas. Não é surpresa pra ninguém que eu já ia falar que o nome desse livro é Bíblia! Eu realmente acredito nisso!

O que eu acho fantástico na Bíblia é que as pessoas eram comuns e tinham desafios comuns. Diferente dos livros de ficção, onde pessoas inventadas usam varinhas mágicas, as pessoas da Bíblia precisam aprender a amar, perdoar, enfrentar, decidir, recusar… e para isso, não há varinha que resolva porque são problemas reais.

Ao passo que lemos as histórias e relatos que a Bíblia nos conta, ela nos ensina de acordo com a necessidade da nossa alma, sendo atual para cada momento da nossa vida e ensinando-nos a viver uma vida para a qual nascemos para viver. A Bíblia é o único livro que tem um instrutor 24h para nos guiar, ensinar e aconselhar ao longo da caminhada, que se chama Espírito Santo.

Eu sei que é parte das necessidades da nossa alma querer dirigir a própria vida e se sentir no controle, por isso seria mais fácil se quando nascêssemos um manual de instruções viesse com o nosso nome na capa. Mas quando aprendemos que abrir mão de querer ter controle sobre os problemas e deixar ser dirigido e controlado pelo Espírito Santo, nosso Personal Coach, é onde encontramos descanso, esperança, paz e cura para nossa alma.

Existe sim um Manual de Instruções que você pode ler quando quiser. Seja qual for a sua situação hoje, se estiver celebrando ou se sentindo perdido ou confuso, ou até mesmo ao ponto de querer desistir da própria vida. Deus quer falar com você de maneira específica mas você precisa parar para ouví-Lo.

Separe um tempo ainda hoje. Ore pedindo a Deus para falar com você através da Sua Palavra. Abra sua Bíblia e reflita sobre o que essa leitura pode te ensinar ou responder o que você precisa hoje. Não espere outra pessoa ler a Mensagem que Deus quer só você leia. Uma vida cheia de significado está esperando por você porque a Bíblia é a Palavra de Deus e o Seu Manual para a sua vida.

Até a próxima!

K.F.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”(2 Timóteo 3:16-17)

“A Tua Palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”(Salmos 119:105)

“Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.”(Hebreus 4:12)

“Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus'”.”(Mateus 4:4)

“Guardei no coração a Tua Palavra para não pecar contra Ti.” (Salmos 119:11)

Anúncios